domingo, 18 de janeiro de 2009

Barack Obama, a solução(??)

Um país dividido, um país que já enfrentou uma guerra cujo fundo era a defesa do sistema escravista colidindo com o ideal de mão-de-obra livre no norte do país, um país que ainda mantém fortes divisões entre a população branca e a população negra (assim como também segrega imigrantes) em algumas localidades, foi essa nação, conhecida pela alcunha de Estados Unidos da América, que elegeu um presidente negro.

O Sr. Barack Hussein Obama chega para dar fim aos dois governos Bush, a dois mandatos de guerras e frases brilhantes saída da boca do grande chefe de Estado.
Devido ao índice de rejeição que George Bush alcançou no fim do mandato contrastando com a simpatia de Obama diante do eleitorado, gira ao redor do novo presidente uma grande expectativa. Afinal, já que ele foi uma grande realização do povo norte americano, quem sabe ele não fará também grandes realizações??

Barack terá nas mãos dois problemas. O mais pungente é a crise. Como agir pra evitar que a crise de 29 não se repita? Como não frustrar os habitantes dos EUA que confiaram a ele essa missão de "guia"??
O outro "abacaxi" nas mãos do primeiro presidente negro dos EUA é a guerra no Iraque, a guerra que sequer deveria ter começado. As mães desesperadas e chorosas e os contibuintes que não querem ver seu dinheiro gastos numa guerra sem justificativas e que já conseguiu derrubar o ditador Saddam Hussein fazem pressão para que as tropas sejam trazidas de volta. Contudo, ainda há estadunidenses que defendem a guerra, apesar de poucos, e Obama ainda terá que lidar com uma corda bamba econômica: de um lado, a crise que restringe os gastos, do outro, a indústria bélica que lucra com a guerra e pressionará para a manutenção dos conflitos.

A questão é não exagerar na confiança, Barack é político e não santo...
Quanto maior a altura, maior a queda. Ele diz buscar inspiração em Abraham Lincoln e em Marthin Luther King, o que não significa que ele agirá como os ícones históricos.
A solução é esperar pra ver.

A tempo: achei genial a propaganda da Globo News sobre alguns programas que vão falar de Obama. A frase: 'É AGORA' transforma-se em 'E AGORA?'... E é genial porque é a maior verdade, é o que deve se passar pela cabeça de quem realmente se preocupa com o que o governo Obama pode fazer, ele pode ser um dos melhores presidentes ou pode deixar tudo degringolar. Para Obama, a hora É AGORA, mas ao mesmo tempo, ao olhar pra realidade do seu país ele deve se perguntar: E AGORA??

Nenhum comentário: