sábado, 8 de junho de 2013

Aonde você foi?


Meu ecletismo musical – e a minha memória peculiar que às vezes traz coisas da época da carochinha, mas esquece o nome do ministro do esporte – e o momento pelo qual estou passando fizeram voltar à minha playlist a música "Where'd Go" do Fort Minor lançada em 2006 (!).

A letra fala de um casal que se vê separado pela profissão do marido. A história foca principalmente em como a esposa se sente longe do amado, e de dificuldades "bobas", como a falta de assunto quando o marido liga.

De início, "Where'd Go" me veio à lembrança pela descrição de como a mulher se sentia. "Somedays I feel like shit, somedays I wanna quit and just be normal for a bit". E como esse trecho tem feito sentido pra mim nos últimos tempos.

Hoje, porém, cantarolando os versos de Mike Shinoda, "co-vocalista" do Linkin Park, pela enésima vez, notei que outra parte – retirada do contexto original – também reflete bem este momento. Desabafando em relação à saudade do marido, a mulher diz: "Where'd go? I miss you so. Seems like it's been forever that you've been gone. Please come back home".

A diferença é que, em vez de estar atrás do meu companheiro, é a mim mesma que procuro. "Aonde você foi? Sinto tanto sua falta. Parece que você se foi há séculos. Por favor, volte pra casa". Para onde terá ido a Alyne "de sempre"? Aquela que sonhava, que acreditava em um  mundo melhor e achava que a política ainda tinha jeito. A menina que queria fazer jornalismo mesmo sem fazer ideia de como era uma redação de veículos de rádio, impressos, on-line ou televisionados.

As poucas certezas que restaram após as desilusões que a gente "aprende" na faculdade começam a se esvair depois que chegamos ao mercado. Tudo é questionável. E a garotinha de olhos brilhantes parece se afastar, ainda que esses mesmos olhos ainda se encham de brilho ao ver a generosidade de alguns grandes nomes da comunicação sendo tão gentis com quem está começando e com aqueles que os cercam.

O jeito é repetir as palavras de Mike Shinoda: "POR FAVOR, VOLTE PARA CASA!", menina das certezas. Você faz falta.

Nenhum comentário: