sexta-feira, 4 de março de 2011

Ignorância e Preconceito

Ainda não terminou a polêmica sobre a censura que o Conselho Nacional de Educação quer impor à obra de Monteiro Lobato por conter indícios de racismo. O tema voltou à mesa de discussões ao se tornar tema do bloco de carnaval "Que m* é essa?", que ganhou camiseta ilustrada por Ziraldo. Na ilustração, Monteiro Lobato abraçado a uma mulata gerou inflamadas reações.

Ziraldo, por desconhecimento, acabou dizendo que Lobato não tinha ódio aos negros/mulatos/mestiços. Contudo, um trecho de uma carta do criador de Narizinho e companhia revelou que ele não era simpatizante da mestiçagem da população. 

Usando trechos como esse e como o famigerado trecho de "Caçadas de Pedrinho", lançam-se pedras em Monteiro Lobato e querem escurraçar o mau exemplo da literatura das escolas. Porém, em pleno século XXI, não será um livro que tornará crianças mais ou menos tolerantes a diferenças étnicas. Ademais, a ignorância não é, de qualquer forma, algo positivo para a formação de nossas crianças.

Monteiro Lobato é de outra época, outros costumes, portanto escreve de outra forma e não esconde, como muitos, a ogeriza que tem pelos negros. Longe de justificar o ódio descabido e infundado do escritor, defendo a liberdade de expressão, pois não é mantendo as crianças em bolhas de falsa segurança e aparente igualdade e respeito que faremos delas melhores cidadãos. A chave para um futuro melhor e de mais respeito é mostrar os dois lados da moeda e ensinar aos pequenos o lado que deve ser seguido, dando-lhes capacidade de julgarem por si mesmos, independente do que vêem ou ouvem nas mídias.

Nenhum comentário: