quarta-feira, 18 de junho de 2008

Do you speak English? Os controladores não...

Têm certas coisas que parecem só acontecer no Brasil. Ao invés de
nossas autoridades se importarem com o bem e a segurança da
população, elas parecem negligenciar qualquer coisa que diga respeito
a esses itens.A última notícia que chamou a atenção para a falta de respeito foi a
apresentação de um documento à Organização Internacional de Aviação
Civil (OACI) no qual a FAB reconhece que a falta de domínio da língua
inglesa por boa parte dos controladores de vôo do Brasil. Segundo este
mesmo documento, entre 2003 e 2007 ocorreram 10 incidentes aéreos
onde a falta de fluência no inglês foi um dos fatores causais. Uma prova
realizada em 2005 revelou que apenas 2,6% dos 2683 controladores
brasileiros estavam com o nível mínimo de inglês exigido pela OACI.A FAB, no entanto, alegou ser remota a possibilidade de colisão, já que
apenas 7% dos vôos no país são internacionais. Permitindo-me opinar,
acho muita frieza considerar todas as vidas dentro destas aeronaves
como simples "7%", são homens e mulheres com vida, não uma
porcentagem, além do mais, o número relativo é pequeno, mas ao
analisarmos o número de vôos no Brasil, esse número é grande em
absoluto.Apesar dessa declaração, a FAB, ao analisar dados sobre frequência e
gravidade dos incidentes, acabou tendo que incluir o Brasil na categoria
de "risco médio", sendo que essa análise NÃO incluiu fatores como
equipamentos, infra-estrutura e carga horaria de trabalho, leva em conta
apenas o inglês(!!).Foi comprovado que o controlador que estava responsável por monitorar
o Legacy da ExcelAire, que colidiu com o Boeing da Gol em 2006, não
fala inglês, dominando apenas algumas frases básicas utilizadas no
controle dos vôos.Um dos maiores acidentes da história da aviação brasileira pode ter
sido causado por deficiência no conhecimento de uma língua
estrangeira, quantos outros podem acontecer antes que as autoridades
competentes reajam e busquem gerar mudanças?Outra prova foi feita em 2007,mas os resultados não foram liberados.
O
que a FAB tem a esconder?


Fonte: Jornal O Globo



Post by Ly

4 comentários:

Amanda Mesquita disse...

Fico envergonhada ao ler esse texto... o q estão fazendo com nosso país?! ¬¬

enfim, vc realmente nasceu pro jornalismo, Ly ^^


Bjooos!!

paula botelho disse...

O que esperar de um país cujo presidente declara que aprender uma língua estrangeira é bonitinho mas não necessário ?
Só fico me perguntando o porquê deste mesmo líder político semi alfabetizado carregar um tradutor pra cima e pra baixo. Curioso, não ?
Aliás neste país você não deve estudar se quiser ter um emprego que lhe renda muito. Jogadores de futebol, políticos, assessores parlamentares, bicheiros, funkeiros, mulheres melancia, etc estudaram bem menos do que os professores, os médicos, os engenheiros...
... e viva o Brasil !!!!!

Leon disse...

Bem, acredito que este problema também tenha a ver com o anacronismo e a (falta de) necessidade desse elefante branco que é o DAC. Não seria ideal tornar o controle do espaço aéreo também uma área de instância civil?

Acredito que existem muitos interessados e qualificados para assumir um emprego desse tipo de responsabilidade, mas que não podem seguir carreira porque não são militares.

BTW, Alyne, agora estou com blog novo. Quero que você me visite também. Se quiser ser co-autora lá me avise...

www.leon-keatsisms.blogspot.com

beijos

JackieChan disse...

Quem se importa com a vida dos 7% ?

Ah, acidentes acontecem neh! Saber falar as palavras mais conhecidas em ingles já é o bastante, quem se preocupa!

Falta aí mais compromisso com a vida e amor ao próximo.

Valeu Lyne. Vc é show!!!