sábado, 8 de janeiro de 2011

Em 2011, eu queria aprender...

Sempre temos muito a aprender, mas algumas coisas são mais imperiosas que outras e, nesse ano que mal uecomeçou, eu gostaria de aprender 2 coisas:

1. As coisas não guardam nada do passado
2. O tempo não volta, por melhor o pior que os dias vividos tenham sido.

Não é aquele papel rabiscado que vai trazer de volta os dias de escola, não é aquele bilhete que vai fazer renascer aquela amizade, não é aquele brinde do lanche que vai te fazer se sentir bem como você se sentiu no dia em que o ganhou quando lanchou com sei-lá-quem. Nada disso tem o poder de trazer aquele tempo de volta.
E não dá para retornar e desfazer possíveis burradas. Não dá pra viver o que foi bom nem consertar o que você errou. É impossível apertar o botão "Rew" e optar por não se afeiçoar àquela pessoa que você sabe que no futuro vai te magoar, por não deixar nascer aquela amizade que será traída, a confiança que será desperdiçada.
Não importa o que você faça agora, aquelas lágrimas caíram, aqueles sorrisos foram dados. E nada mudará isso.
Por mais clichê que seja, não se muda o passado, não se pode apagar uma dor ou uma desilusão. A única saída para não enlouquecermos com isso é aprender com o que vivemos e, por mais difícil que seja, ver o que de bom as experiências ruins nos trouxeram.

Nenhum comentário: