domingo, 28 de setembro de 2008

Política Suja



*Quebrando o hiatus!!Quanta saudade de expor aqui meus pensamentos e jogar pra fora tudo aquilo que me incomoda*

Andando por aí, é impossível não notar a imensa quantidade de propagandas de políticos penduradas em postes, afixadas nos muros, ou em grandes 'banners' atados a postes ou apoiados em qualquer outra coisa com alguém do lado tomando conta.

Tudo bem, não fosse a ilegalidade desse tipo de propaganda. E esse desrespeito pelas leis me leva ao questionamento: se esses candidatos não respeitam as leis agora, será que as respeitarão quando estiverem no poder? Será que ao alcançarem as facilidades conferidas pelo cargo eles se lembrarão de respeitar não só a legislação, mas também aqueles que os elegeram?

Também chama a atenção o fato de alguns candidatos, apesar dos avisos do Detran, andarem em suas carreatas na caçamba de caminhonetes, o que infringe as leis de trânsito. É realmente um festival de impunidade, já que não há qualquer repreensão formal.

Na hora da candidatura, eles nos enchem de promessas, mostram-se como os mais engajados, mais dedicados. Cada um dentro da sua área: um candidato do funk, um de um bairro esquecido pela 'grande política', outro de uma classe minoritária, ou ainda de uma faixa etária ou classe social. E assim se elegem, mas isso basta? Um governante deve pensar no bem do todo, da sociedade, mas aí também, já é utopia minha.

domingo, 21 de setembro de 2008

RECICLAR É VIVER

Aproveitando os meus posts no agora finado "Memórias de Dois Iniciantes", eu criei "The Little Box of Alyne", mas vou manter a mesma linha de posts^^
Estou esperando essa fase de transição e reconstrução do blog, com reforma do layout e tudo mais, passar pra poder voltar a "destilar meu veneno" rsrs.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Mais um monumento


Cleyde Prado Maia teve sua morte cerebral atestada por médicos no dia 04 de setembro.Ela era mãe da menina Gabriela Prado, morta aos 13 anos durante um assalto numa estação de metrô, e também a principal líder do "Movimento Gabriela Sou da Paz".
Essa notícia traz dois desdobramentos: Cleyde será homenageada pelo governo municipal com uma estátua em forma de pomba numa praça da Tijuca, bairro onde ficava a estação onde sua filha morreu.
Mas será que ela ficaria "agradecida" com tal homenagem? Não valeria mais à memória dela e da filha que fossem feitos investimentos em segurança? Homenagens pós-morte são fáceis e agradam o olhar do público, o difícil é tomar medidas concretas pra mudar a conjuntura atual.
Outro fato "curioso" é a doação de órgãos, outro ponto delicado da Saúde Pública no Brasil. Quando Gabriela morreu, por motivos burocráticos, os órgãos dela não puderam ser doados. E Cleyde tinha um antigo desejo de que seus órgãos fossem doados, segundo seu ex-marido, Carlos Santiago. O longo procedimento de retirada dos órgãos foi iniciado na tarde do dia 05, e serão doados ossos, fígado e pele. As córneas da mãe de Gabriela também seriam doadas, no entanto o Banco de Olhos do Rio de Janeiro está fechado desde 08 de julho.
Fatos como esse mancham a imagem dos transplantes no Brasil, primeiro pela falta de estrutura para a captação dos órgãos. Não bastasse isso, de vez em quando surgem escândalos de venda de órgãos, os quais só fazem diminuir a credibilidade do sistema de doação de órgãos.