sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Alyne no País das Olimpíadas [1]


Há algum tempo chove na Cidade Maravilhosa regularmente, e a cidade tem penado com as consequências. Ruas alagadas com bueiros transbordando em cascatas de esgoto. Calhas que despejam na calçada onde todos passam uma torrente de água. O transito pára e torna-se inútil ficar dentro dos ônibus, indo a pé a velocidade alcançada é bem maior.

Com isso, transportes com trens e metrô são a saída. Porém não há qualquer preparo das prestadoras de serviço para o aumento do público e instaura-se o caos. Metrôs cheios, com o bom e velho empurra-empurra.

Nos trens o caos é ainda maior. A lotação é ímpar e os intervalos são maiores que os do metrô. As composições não contam, em sua maioria, com ar condicionado, a escolha é: cortar a ventilação vinda das janelas ou tomar banho de chuva compulsório? Além disso, há as interrupções inexplicadas do serviço, trens que enguiçam, que param do meio do caminho ou que nem saem das estações. E quando a população busca seus direitos, sofre com a violenta repressão da polícia (mas isso é assunto pra outro post).

Esse, senhores, é o país que sediará a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. 5 anos, é esse o tempo para que seja montada uma estrutura mínima nesse país de dimensões continentais para que a Copa ocorra sem maiores problemas; e temos 7 anos para que nos tornemos um país com áreas para a prática de esportes e com estrutura para receber turistas de todo o mundo.
Isso me lembra JK, o presidente que prometeu que o Brasil avançaria 50 anos em 5. Pois mais uma vez o Brasil tem que avançar 50 anos em 5, será que teremos outro chefe-de-estado Bossa Nova para guiar-nos pelo desafio de mudar tanto?

domingo, 4 de outubro de 2009

Situações sapato novo

Quando se compra sapatos novos, ao usá-los pela primeira vez, andamos receosos: iremos escorregar?A sola é um pouco mais grossa, isso faz-nos andar diferente.O couro, a napa, o tecido - o que for- está ainda duro, ainda há um desconforto nos passos, os dedos não acham o lugar certo...
Assim també é nossa vida: quando estamos num situação diferente, num novo ambiente, ficamos sem saber como agir, ainda não sabemos onde ficar, como falar, onde ir para encontrar as pessoas. Mas assim como acontece com os sapatos, o tempo passa, os dedos se espalham e moldam o interior do sapato, nós nos acostumamos aos lugares e passamos a saber onde ficar; passanos a conhecer os corredores e não hesitamos mais ao andar do mesmo modo como nos acostumamos à 'pisada' diferente dos sapatos.
Passamos a saber o onde e o como, só nos falta calçar os sapatos e seguir em frente!Rumo a novas situações, e a outros sapatos...